Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

GÁS DE GARRAFA | ERSE já definiu preços regulados a partir de segunda-feira

Escrito por Pedro Andersson

15.01.21

}

[wtr-time]

Gás de garrafa com preços regulados a partir de segunda-feira

Por causa do confinamento e da questão do aquecimento a gás ainda usado por uma grande parte da população, o Governo decidiu regular temporiamente o preço das garrafas de gás. Recordo-lhe que isso já aaconteceu durante cerca de 2 semanas no ano passado (tem AQUI os preços máximos praticados há cerca de um ano). Já comparei os preços e desta vez o preço regulado é cerca de 1 ou 2 euros mais alto que em abril do ano passado.

Os preços regulados deste confinamento

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no quadro das suas funções de regulação do setor do gás de petróleo liquefeito (GPL), calculou o valor máximo do preço deste combustível que vai vigorar durante o mês de janeiro de 2021, no âmbito do confinamento decorrente do estado de emergência devido à pandemia de COVID-19.

Estes preços, fixados pelo Governo, e que agora se divulgam, começam a ser aplicados a partir das 00h00 de segunda-feira, dia 18 de janeiro.

A ERSE fixou os preços máximos dos preços do gás engarrafado para o mês de janeiro de 2021 apenas em território continental.

Assim, o valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5 kg e 13 kg, é de 22,95 euros e 23,87 euros, respetivamente.

Já o GPL propano, também na tipologia T3, terá um preço máximo de 19,54 euros, na garrafa de 9 kg, e de 23,89 euros, na garrafa de 11 kg.

No que toca à tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35 kg, os 68,25 euros e, na garrafa de 45 kg, 87,75 euros.

De acordo com o diploma, aos preços máximos destas garrafas de GPL, apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, os quais se aplicam às situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, disponibilizadas em local diferente do ponto de venda. O preço do serviço de entrega deve apenas ser aderente aos custos incorridos pelo comercializador com a prestação desse serviço.

Para saber como pode poupar na taxa de entrega, leia ou releia este artigo que escrevi na altura sobre como lhe levam o seu dinheiro quase sem se aperceber.

Sublinho também que este artigo foi tremendamente polémico porque alguns comerciantes referiram – e bem – que eles ainda perderam dinheiro por causa destes preços máximos. É provável que volte a acontecer. O problema é sempre este: quem está cá mais abaixo na cadeia comercial é que acaba por sofrer mais e muitas vezes sem razão.

A fiscalização no terreno do cumprimento da lei caberá à Entidade Nacional para o Setor
Energético – ENSE, E.P.E, à Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), às forças e serviços de segurança e à polícia municipal, bem como às demais entidades com competências nesta matéria.

Aproveite para se abastecer de gás (com segurança) se quiser poupar alguns euros com as garrafas (ou botijas) de gás.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Para si | Artigos Recentes 

Viu o Contas-poupança… vai poupar 47 mil euros no crédito à habitação

Pensava que estava bem, mas conseguiu ainda melhor Acabo de receber esta mensagem de um espectador/leitor do blogue. Estas mensagens deixam-me extremamente feliz, porque significam que o nosso trabalho tem impacto real na vida das pessoas. Não é apenas teoria. Pedi...

PRAZO PROLONGADO | Comunicação do agregado familiar pelo Portal das Finanças pode ser feita até dia 19

Atualização do agregado familiar - Prazo prolongado até sexta-feira Os contribuintes que não conseguiram comunicar o agregado familiar até ontem vão poder fazê-lo até ao próximo dia 19 (sexta-feira), disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças. O...

Verifique neste simulador se você ou um familiar seu está na lista da fase 1 para vacinação

Simulador de vacinação com dificuldades em utentes sem cartão de cidadão O simulador 'online' para o processo de consulta das listas de vacinação contra a covid-19 já está a funcionar desde ontem (domingo), mas denota "algumas dificuldades" no tratamento dos dados de...

IRS | Prazo para comunicar contratos de arrendamento com redução do IRS termina hoje

Prazo para comunicar contratos de arrendamento com redução do IRS termina hoje Esta informação é especificamente para quem é senhorio. Quem não é não precisa ler. É informação muito específica. O prazo para os senhorios comunicarem os contratos de arrendamento de...

PODCAST | #42 – Cuidados a ter quando contratar um crédito à habitação

Dicas para fazer um bom crédito à habitação (para si, não para o banco) Apesar da crise, as casas continuam a vender-se e a comprar-se e os preços não baixaram. Isso quer dizer que os preços continuam altos, por isso as pessoas que compram casa continuam a...

Painel solar fotovoltaico – Balanço de Janeiro de 2021 (mês #50)

Balanço do mês de janeiro de 2021 Como sempre, anualmente janeiro é o mês da recuperação. Os dias começam a ficar maiores, logo a  produção do painel começa a aumentar também. Agora é sempre a subir até agosto e depois volta a descer até dezembro. O meu painel...

Paineis solares GALP vs EDP vs outros – Quais são mais baratos?

Quanto custam os paineis solares para produzir eletricidade? Quem acompanha este blogue sabe que mensalmente faço o balanço da produção do meu painel solar fotovoltaico (que produz eletricidade) e que me faz poupar na fatura da eletricidade. Só tenho um painel, mas...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (15 a 21 de Fevereiro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

Os meus fundos de investimento – Balanço da semana #31 (11 de fevereiro)

Fundos de investimento - Balanço semanal Confesso que começo a sentir-me um bocadinho constrangido por vos dizer isto mais uma vez. Continuo a ganhar dinheiro com as minhas poupanças Covid (e com as outras). Esta é outra vez a melhor semana de sempre, ou seja,...

Atenção aos prazos do IRS e às faturas pendentes para aumentar o reembolso do IRS

Aumente o seu reembolso do IRS Falta pouco mais de um mês para a entrega do IRS. Mas há coisas que deve fazer já para garantir que recebe o máximo possível de reembolso. Na reportagem desta semana do Contas-poupança, explicámos-lhe que cuidados deve ter nas próximas...

Publicidade

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Vera

    Boa tarde, li a sua publicação (como faço sempre) sobre a descida do preço da botija de gás a partir do dia 18/Jan/2021, mas acabo de verificar que o preço se mantêm como anteriormente(27,33€) no pingo doce da minha área de residência( Portugal continental).
    Abordei a funcionária sobre isso ao que esta me respondeu que não tinha conhecimento dessa descida.
    Pelos vistos em Portugal existem regras/leis que não são para ser cumpridas. Agradeço também o bom trabalho que faz pois é uma grande ajuda para nos mantermos informados dos nossos direitos e deveres.

    Responder
  2. Vitor

    Eu comprei no dia 18/Jan/2021 uma garrafa de gás butano BP e paguei 26,99€. Concordo com a Vera. Os preos ficam apenas definidos na Lei porque os comerciantes ignoram.

    Responder
  3. Vitor

    No meu caso só agora é que fiquei a saber da notícia, mas irei fazer a reclamação.

    Responder
  4. Vera

    Não, mas amanhã se o preço ainda não tiver baixado irei fazê-lo. Obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *